(011) 4420-3732      contato@clinicarenova.med.br    |   

Cuidados com a pele no Outono

Com a chegada do outono, devemos nos preparar para os dias mais frios e secos. A baixa umidade do ar aumenta a concentração de poluentes na atmosfera o que favorece não só o aumento de alergias respiratórias como também doenças relacionadas à pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. 

 

Nessa época, é muito importante hidratar o corpo. Pessoas com pele mais sensível e com doenças de pele pré existentes como dermatite atópica e psoríase podem ter agravamento de sintomas durante o clima seco. Assim como os idosos, que tendem a perder a hidratação da pele com o passar da idade. A ingestão de água e uso de hidratantes corporais é indispensável e deve fazer parte da rotina diária de cuidados com a pele, principalmente durante esse período. 

 

Manter a ingestão de água e uma alimentação saudável é extremamente importante para conservar a saúde e hidratação da pele. Um corpo hidratado e bem nutrido apresenta uma pele macia, viçosa e elástica. Para aqueles que têm dificuldade em tomar água durante esta estação uma opção é alternar com ingestão de chás e sucos naturais. Com relação a alimentação, opte por alimentos frescos e orgânicos, como legumes, hortaliças e frutas. 

 

 

Algumas dicas para evitar agravamento de doenças de pele durante o tempo seco:

– Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia;

– Use hidratante corporal todos os dias, principalmente após o banho. Se necessário, utilize várias vezes ao dia;

- Mantenha a hidratação da pele do rosto com hidratantes e sabonete específicos e abuse da hidratação dos lábios. Essas áreas costumam sofrer muito ressecamento nesse período. 

– Com o ressecamento, ocorrem coceiras na pele. A hidratação costuma aliviar o sintoma, mas caso persista o ideal é procurar um dermatologista. 

– Evite tomar banhos quentes e demorados;

– Evite usar buchas durante o banho e dê preferência por sabonetes hidratantes.

- Óleos de banho são bem-vindos e devem complementar e não substituir o uso de hidratantes.

31 de Março de 2020

Agende sua consulta!
Rafaella Leal - Doctoralia.com.br